imagem de vários dados e gráficos com pesoas ao fundo

O que é marketing de performance?

O marketing de performance é um aliado de empresas que buscam melhores resultados em estratégias de marketing digital, gerando o crescimento esperado.

Ainda não conhece essa alternativa? Então, continue a leitura e saiba o que é marketing de performance e como ele pode auxiliar sua empresa.

 

Marketing de performance: o que é?

O marketing de performance é uma estratégia de marketing digital focada em resultados, buscando atingi-los por meio da análise de dados.

Neste caso, faz-se uma análise detalhada de dados, conseguindo verificar em tempo real o desempenho de campanhas, com a possibilidade de ajustá-las ou direcionar melhor os recursos para atingir os objetivos previamente estabelecidos.

As métricas e ferramentas de monitoramento são fundamentais no marketing de performance, porque possibilitam realizar o acompanhamento de cada campanha, aumentando as chances de ter um ROI (Retorno sobre o Investimento) mais expressivo.

 

Principais métricas do marketing de performance

As métricas são indicadores utilizados para medir e acompanhar o desempenho de campanhas de marketing, conseguindo visualizar claramente resultados e identificar gargalos, podendo corrigi-los para evitar prejuízos.

Quais são as métricas do marketing de performance, exatamente? Existem várias que a empresa pode adotar, tudo dependerá da campanha que está realizando. Mas, há algumas que são recorrentes e devem entrar em seu planejamento:

 

Impressões

A métrica de impressões indica quantas vezes um anúncio foi exibido para o público, considerando o número total de exibições. Um detalhe importante: o número de impressões não corresponde à quantidade de pessoas que visualizaram o anúncio.

O motivo disso é simples: um mesmo anúncio pode ser exibido para a mesma pessoa mais de uma vez. Por isso, o número de impressões será, sempre, o total de exibições.

 

Cliques

Corresponde à taxa de cliques no anúncio, métrica muito utilizada para medir a efetividade de uma campanha. Por exemplo, ter uma taxa alta de impressão não quer dizer que a efetividade de um anúncio seja boa.

O ideal é que as taxas de impressão e de cliques sejam altas, o que indica que o anúncio está adequado e realmente desperta o interessante do consumidor a ponto de clicar para obter mais informações.

 

Leads

Trata-se de uma métrica que mede o número de leads gerados a partir de uma ação específica. Este indicador deve ser analisado para saber se a comunicação da campanha é efetiva, gerando o retorno esperado.

 

Engajamento

A métrica de engajamento costuma ser mais utilizada em campanhas em redes sociais, verificando como foi a interação com determinadas publicações, com base em cliques, compartilhamentos, likes e comentários.

Embora seja amplamente analisada em campanhas em redes sociais, a métrica de engajamento também é uma aliada em campanhas no Google Ads, com identificação de número de visitas em página, medindo a interação com o conteúdo.

 

Vendas

A métrica de vendas mede se o investimento em marketing digital realmente é convertido em novos negócios para a empresa, verificando se há o resultado esperado.

 

Benefícios do marketing de performance

Mas, afinal, por que sua empresa deve investir no marketing de performance? A resposta é simples: ele traz benefícios que valem muito a pena! A seguir, apresentamos os principais:

 

Monitoramento e análise em tempo real

O marketing de performance possibilita que a equipe de marketing monitore e analise dados em tempo real, podendo identificar rapidamente a eficiência de uma ação ou gargalos que precisam ser eliminados.

Isso permite que a equipe tome decisões rápidas e assertivas, o que máxima a chance de conseguir os objetivos previamente estabelecidos.

 

Correção de campanhas rapidamente

Ao mensurar resultados em tempo real, a equipe de marketing consegue realizar correções de campanhas rapidamente, de modo a aumentar a taxa de impressões e cliques, possibilitando atingir objetivos.

 

Visualização de resultados

Como toda campanha com foco em marketing de performance é feita com base em análise de dados, dá para visualizar resultados de maneira mais clara, seja pela equipe de marketing ou pelo próprio cliente.

 

Informações para desenvolvimento de outras campanhas

O constante monitoramento de métricas possibilita fornecer à empresa informações importantes para o desenvolvimento de outras campanhas, podendo aprimorar anúncios e direcionar melhor recursos e esforços para trazer objetivos definidos.

 

Redução da chance de prejuízo

Com os dados sendo monitorados em real time, há a possibilidade de realizar ajustes em campanhas e evitar prejuízos, de modo a compensar o investimento em marketing digital.

 

Marketing de performance: como implementar?

A implementação do marketing de performance deve ser feita por meio de um planejamento que envolve as seguintes etapas:

  • Definição de objetivos, o que maximizará a chance de sucesso, uma vez que poderá focar a atuação para buscar o que a empresa deseja;
  • Estabelecimento de métricas, o que permitirá acompanhar em tempo real a ação;
  • Escolha de canais de atuação, considerando a persona da marca para identificar onde os potenciais clientes estão;
  • Definição do budget, com divisão de valores em cada ação;
  • Mensuração de resultados regularmente.

 

Precisa de suporte na implementação? Neste caso, contrate uma agência de marketing de performance!

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