A imagem mostra uma cortina de renda donna inter 300x180 cm roseiral com forro marfim

Tecidos de cortina: descubra as opções e como escolher

Uma das etapas de decorar uma casa é escolher a cortina. E mais do que escolher entre as diversas estampas, outra questão que gera muitas dúvidas é qual tipo de tecido escolher.

Antes de escolher o tecido, você precisa estabelecer quais são seus objetivos, por exemplo, se quer uma cortina para bloquear a luz, para decoração, para usar no quarto de casal ou uma cortina infantil, pois no mercado existem um leque de possibilidades de tecidos, e para escolher você precisa ter estabelecido o que pretende com uma cortina.

Existem tecidos que são grossos, outros são mais leves e muitos você pode fazer sobreposições, portanto é importante saber qual o seu objetivo com cada ambiente.

Saiba que para cada ambiente existe um tipo de tecido, por isso é muito importante pesquisar e levar em consideração que tipo de tecido colocar em cada cômodo. Para você que está com dúvidas em qual tecido escolher, nós vamos te ajudar.

A imagem mostra uma cortina de renda donna inter 300x180 cm roseiral com forro marfim

– Cortina blecaute: esse é o tipo de tecido ideal para quem quer bloquear a luz do sol em 100%. É um tecido pesado e grosso, possui diversas cores e estampas. Ele impede totalmente a luz do sol, por isso é muito utilizado em cortinas para quarto e também pode ser utilizado como cortina para quarto infantil.

As cortinas para quarto de bebê desse tecido são muito utilizadas, já que os bebês costumam dormir bastante durante o dia, e esse tecido deixa o ambiente mais escuro, proporcionando qualidade de sono para o bebê.

– Cortina de voil: esse tipo de tecido é o mais fino de todos. É muito utilizado por pessoas que prezam a entrada de luz no ambiente, pois mesmo com a cortina fechada, por ser um tecido bem leve e fino, é possível, ter um ambiente bem iluminado. Pode ser utilizado em ambientes que requerem bastante claridade durante o dia como, como sala de estar, cozinha e sala de estudos.

Na cozinha pode ser utilizada como uma cortina pequena em janelas menores ou cortina grande em aberturas maiores.

Outra opção, é utilizar na sala de estar: se sua sala de estar estiver com uma decoração muito pesada, é possível utilizar esse tecido para dar um toque de leveza no ambiente.

O tecido voil por ser um tecido muito leve, só existe em cores básicas e sem estampas, para cortinas com estampas, o ideal é apostar em tecidos de outras texturas.

– Cortina de oxford: esse tipo de tecido é mais grosso e também possui em várias cores e estampas. Tem um caimento perfeito, porém, apesar de ser grosso como o blecaute, ele não bloqueia muito a luz do sol. Pode ser usado como cortina para quarto de casal, para aqueles casais que um gosta de luz e o outro não, esse tecido é ideal, pois transita no meio termo.

– Cortina de linho: esse tipo de tecido é muito indicado para acompanhar outros tipos de tecidos para formar sobreposições. É um tecido bonito e muito utilizado para decorar casas e escritórios, porém por ser muito delicado, o tecido acaba desfiando com muita facilidade.

– Cortina sarja: é um tecido maleável e ao mesmo tempo muito resistente, porém é um pouco mais pesado do que o linho. Como tem um acabamento bem informal, é ideal para ambientes descontraídos.

– Cortina shantung: é um tecido de origem chinesa, é muito parecido com o voil, porém é menos transparente e o tecido é mais encorpado do que o voil. Ele pode ser usado sozinho ou com sobreposições. É um tecido que não bloqueia totalmente a passagem de luz, isto é, ele promove a privacidade ideal. Pode ser usado em quartos ou em áreas sociais.

– Cortina de jacquard: esse tecido é mais encorpado, possui estampas e detalhes. O jacquard é ótimo para deixar o ambiente mais elegante, além de bloquear a luz na medida certa.

– Cortina de renda: esse tipo de tecido é muito utilizado por pessoas que querem valorizar a decoração. Pode ser usado somente o tecido de renda ou com outro tecido por baixo da renda para bloquear um pouco da luz.

– Cortina de seda: se você quer um ambiente requintado e com ar de sofisticação, então utilize o tecido de seda nas cortinas. Pode ser utilizada na sala de estar, quartos ou como divisórias de espaços internos.

– Cortina de veludo: esse tecido deixa o ambiente muito luxuoso. Além disso, também pode bloquear a entrada de luz do cômodo. Outra característica, é por ser um tecido pesado, cria uma proteção de calor, fazendo com que ambiente fique quentinho, por isso, é muito utilizado em quartos e salas.

Agora que você já sabe alguns tecidos de cortina, fica mais fácil de escolher. Você pode visitar nosso site, temos diversos tipos de cortinas inclusive de tamanhos pequenos até tamanhos de cortina 4 metros. Escolha a sua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>